9 de outubro de 2014

Escola Inclusiva ou Escola Integradora?

Aparentemente integrar e incluir alunos com necessidades especiais parecem ter objetivos parecidos mas, os movimentos sociais de integração e inclusão representam filosofias totalmente diferentes.

O conceito de integração se refere à necessidade de modificar a pessoa com necessidades especiais, de maneira que esta possa ser modificada para então ser inserida e associada a convivência social. O conceito de integração constitui localizar no indivíduo o foco da mudança e buscar a sua “normalização”.  

O conceito de inclusão é um processo que abrange duas direções, envolve a atuação junto à pessoa com necessidades especiais e atos junto à sociedade. Na inclusão a sociedade se modifica e se adapta para atender as pessoas com necessidades especiais e com isso se torna mais atenta à necessidade de todos.

A diferença básica no âmbito educacional é que na inclusão é a escola que se adapta e se modifica para atender e acolher melhor seus alunos; na integração é o aluno que tem de se adaptar às exigências da escola.

A minha pergunta para reflexão é:

      O que a escola do seu filho faz por ele? Ela inclui ou integra?

O objetivo aqui não é discutir se a inclusão é certa ou errada, longe de mim afirmar que as TODAS as escolas devem incluir TODOS os alunos com necessidades especiais ou que TODA escola regular é boa para TODOS os alunos com necessidades especiais. 
Antes disso é preciso identificar: Quem são esses "TODOS"? De que aluno estamos falando? Quais são as necessidades desse aluno?

Então o objetivo deste texto é apenas refletir se, o que se tem feito hoje nas escolas é realmente inclusão ou integração.

Inclusão escolar requer muitas modificações (adaptações físicas, profissionais capacitados, materiais adaptados, atitudes inclusivas por parte dos gestores, professores e todos os funcionários da escola, planejamento político-pedagógico especializado, recursos financeiros) e não apenas boa vontade, professoras dedicadas e muito amor no coração.

Entenda mais sobre os conceitos de integração e inclusão:

                                                                                                              Fonte: Claudia Werneck - livro Você é Gente (2002)

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