Aparentemente integrar e incluir alunos com
necessidades especiais parecem ter objetivos parecidos mas, os movimentos
sociais de integração e inclusão representam filosofias totalmente diferentes.
O
conceito de integração se refere à necessidade de modificar a pessoa com
necessidades especiais, de maneira que esta possa ser modificada para então ser
inserida e associada a convivência social. O conceito de integração constitui
localizar no indivíduo o foco da mudança e buscar a sua “normalização”.
O
conceito de inclusão é um processo que abrange duas direções, envolve a atuação
junto à pessoa com necessidades especiais e atos junto à sociedade. Na inclusão a sociedade se modifica e
se adapta para atender as pessoas com necessidades especiais e com isso se
torna mais atenta à necessidade de todos.
A diferença básica no âmbito educacional é que na inclusão é a escola
que se adapta e se modifica para atender e acolher melhor seus alunos; na
integração é o aluno que tem de se adaptar às exigências da escola.
A minha pergunta para reflexão é:
A minha pergunta para reflexão é:
O que a escola do seu filho faz por ele? Ela
inclui ou integra?
O objetivo aqui não é discutir se a inclusão
é certa ou errada, longe de mim afirmar que as TODAS as escolas devem incluir
TODOS os alunos com necessidades especiais ou que TODA escola regular é boa
para TODOS os alunos com necessidades especiais.
Antes disso é preciso identificar: Quem são esses "TODOS"? De que aluno estamos falando? Quais são as necessidades desse aluno?
Antes disso é preciso identificar: Quem são esses "TODOS"? De que aluno estamos falando? Quais são as necessidades desse aluno?
Então o objetivo deste texto é apenas
refletir se, o que se tem feito hoje nas escolas é realmente inclusão ou integração.
Inclusão escolar requer muitas modificações (adaptações
físicas, profissionais capacitados, materiais adaptados, atitudes inclusivas por
parte dos gestores, professores e todos os funcionários da escola, planejamento político-pedagógico especializado, recursos financeiros) e não
apenas boa vontade, professoras dedicadas e muito amor no coração.
Entenda mais sobre os conceitos de integração
e inclusão:
Fonte: Claudia Werneck - livro Você é Gente (2002)
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