10 de junho de 2014

Programa de Enriquecimento Instrumental

Você conhece o PEI?


O PEI é um programa de intervenção cognitiva composto por uma série de tarefas que tem por objetivo otimizar o funcionamento cognitivo de cada criança, jovem ou pessoa, proporcionando-lhe um método de aprendizagem em que ele aprenda a aprender.

  O programa completo é composto de 14 instrumentos (14 conjuntos de tarefas de diversos conteúdos e modalidades, contendo 20 a 30 páginas cada). A sequência dos instrumentos está organizada pelo seu crescente nível de dificuldade, com tarefas progressivamente mais complexas que favorecem a construção sistemática e estrutural das funções cognitivas e operações mentais necessárias à aprendizagem.


O PEI se fundamenta na Teoria da Modificabilidade Cognitiva Estrutural e na Experiência de Aprendizagem Mediada do psicólogo e educador Reuven Feuerstein que nos oferece uma visão dinâmica das capacidades cognitivas do ser humano. 


"Todo ser humano é capaz de aprender, a inteligência é modificável e cabe ao mediador despertar tal modificabilidade" 

O programa não visa a aquisição de um conteúdo específico e sim a MODIFICABILIDADE das estruturas cognitivas. A ideia é despertar o aluno para uma nova forma de aprender, de pensar, resolver e refletir sobre situações-problema. No PEI o que vale não é a resposta da tarefa e sim o processo. O importante é compreender como se chegou a essa resposta, quais foram as relações que ele estabeleceu, as informações que considerou e os critérios que determinaram essa resposta. 

Num mundo em que há excesso de informações e estímulos é pré-requisito e, fundamental, para um pensamento operacional eficiente, saber pensar: saber identificar, comparar, analisar, sintetizar, classificar, codificar e decodificar informações, e com elas fazer projeções e utilizar os mais diferentes tipos de raciocínio: divergente, hipotético, transitivo, analógico, progressivo, lógico, silogístico e inferencial.

Para utilizar  e ter acesso a este material é necessário ter a formação de MEDIADOR por um centro autorizado. Para encontrar um em sua cidade ou país entre no site: www.icelp.info

Eu fiz toda a formação (PEI Standart e PEI Básico: indicado para crianças não alfabetizadas ou em pré alfabetização) e posso dizer que minha forma de pensar e agir sobre COMO ENSINAR mudaram muito. O conceito de mediadora veio dar um nome a tudo aquilo que acreditava no processo de ensinar. É preciso estar na relação e se rever o tempo todo para despertar no outro a modificabilidade que tanto desejamos. 
       


Nenhum comentário:

Postar um comentário